Sorriso

Para mim, é muito fácil sorrir
E, para tal, motivos descobrir.
Todo o mimo que das minhas filhas venha;
Uma surpresa que alguém para mim tenha.
A reação reconhecida de quem eu surpreenda;
Uma simbólica ou inesperada prenda.
O alcançar suado de um objetivo;
Um abraço forte e emotivo.
Um menino alegre e divertido;
Um desenho criativo e colorido.
Uma música ao som do piano;
Uma memória feliz de qualquer ano.
Um bom livro à cabeceira;
Uma anedota contada à maneira.
Um gesto educado de cavalheiro;
Uns trocos a mais no mealheiro.
O planeamento de uma viagem;
Um passeio numa linda paisagem.
Um elogio ou reconhecimento espontâneo;
Um feriado e uma 6.ª feira em simultâneo.
O sucesso escolar das minhas princesas;
Um jantar com muitas velas acesas.
A arte sob qualquer uma das suas formas;
O respeitar cívico das normas.
Todos os gestos altruístas;
O exercício na companhia de outros desportistas.
Os amigos que se fazem presentes;
A capacidade genial de algumas mentes.
A evolução dos meus alunos;
O sol em dias taciturnos.
O nascimento de um bebé;
Uma longa caminhada a pé.
A realização de um desejo;
O amor espelhado num beijo.
O final feliz de um enredo;
O corajoso superar de um medo.
Um obstáculo penosamente vencido;
Um pedido de desculpa sentido.
Uma família grande e unida;
O chegar ao fim de uma corrida.
Uma fotografia antiga;
A felicidade de uma amiga.
O prazer de uma dança;
Uma luz que indica haver esperança.
Um café de esplanada;
A simpatia em troca de nada.
A alegria dos meus
E cada um dos sorrisos seus.


Sofia Cardoso
28 de abril de 2015

Comentários

  1. LINDO POEMA. Ia a meio da leitura e já me perguntava quanto tempo seria necessário para conseguir uma mensagem tão bonita dentro de uma rima não menos. Para mim seria uma eternidade nunca atingivel. Parabéns Sofia. Um sorriso para ti. Beijinhos
    Noélia Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Noélia!
      No que toca às palavras, o tempo costuma ser meu amigo... Quando elas surgem na cabeça, atropelam-se com naturalidade e em excesso de velocidade.
      Fizeste-me sorrir logo de manhã! =)
      Um grande beijinho.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Engolida Angústia

Semear bem para melhor colher

Solo