Cena de uma noite de verão

Oh, vida difícil…!
Estou aqui indecisa entre deixar a janela aberta para me refrescar com a corrente de ar, pagando o preço de, com o som de um maldito karaoke levar (será karaoke ou um daqueles artistas que canta de tudo quanto não é seu…?) ou fechar a janela, em prol do silêncio, correndo o risco de sufocar.
«Sexta-feira de agosto em terra de turista, esperavas o quê? Ainda não te habituaste?» Pergunto-me, repetidamente, sem no entanto me conformar, apesar de andar nisto há anos suficientes para “comer e calar”.
É que a malta também dorme em agosto, sobretudo quem cá vive, mesmo que até esteja igualmente de férias.
Os acordes acertados da guitarra são marginalizados pela voz estridente que parece agradar a quem vai aplaudindo entusiasticamente e eu aqui, com isto, a ficar doente.
Adoro música ao vivo mas não assim, imposta de forma drástica ao ouvido. E também sou festeira, só não gosto que a festa me invada a casa, pela janela, mesmo sem me apetecer nela participar e sem nada que quanto a isso possa fazer.
É quase uma da manhã e não durmo, nem ouço bem a TV, nem leio, porque lá fora é o que se vê. Ou melhor, se ouve, ou se tolera enquanto que cá dentro quase se desespera.
Não somos obrigados a gostar e desejar festa diária ou sequer todos os fins-de-semana, somos? É que o principal sinónimo da palavra férias é, curiosamente, descanso, o que implica alguma paz, sossego e silêncio. Tanto mais se estivermos na nossa própria casa…
Calma, parece que alguém se calou e desandou. Posso, finalmente, ler umas páginas do livro que tenho à cabeceira (se o sono não me trair entretanto) enquanto lá fora os espectadores abandonam a vizinhança, batendo as portas dos carros, uma atrás da outra, como se continuassem a aplaudir, para depois, enfim, desligar a luz e conseguir dormir.
Hora de se deitarem, amigos, que a praia é mais saudável logo ao amanhecer e alguns dos habitantes locais (conterrâneos, talvez…) também estão de férias, se não se importarem.







    
 Sofia Cardoso
08 de agosto de 2015

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Engolida Angústia

Semear bem para melhor colher

Solo