Relaxar ou reclamar?

Não gosto mesmo nada de me demorar num sítio onde me está a ser prestado um mau serviço.
Muito para além do aborrecimento que já me causa o anormal tempo de espera ou a falta de qualidade/profissionalismo do atendimento, o que mexe mesmo comigo é o ambiente de crescente tensão que se gera em volta.
Na verdade, é, para mim, um imenso constrangimento assistir a vários clientes a refilar, entre dentes ou não. É como se tomasse as dores de quem flagrantemente está a falhar, talvez apenas porque não goste de sentir que alguém está numa posição vulnerável à minha frente.
É que eu nem sou muito exigente. Sou, até, bem pacífica e nestas questões muito paciente. Por isso, se já eu estou descontente, é porque a coisa está mesmo a correr mal e já há quem esteja verdadeiramente irritado.
Sentada de esplanada, rapidamente me apercebo de que a capacidade de resposta é bem demorada… Nem se entende porquê. Não está assim tanta gente, pelo que é fácil de concluir que se trata de pura falta de organização, simplesmente.
Não me salta a tampa porque não tenho pressa, nem feitio para isso. Aliás, sou muito mais o estilo de pessoa que prefere admirar e elogiar uma tarefa especialmente bem executada do que criticar por tudo e por nada.
Porém, quando vejo uma senhora mais despachada que não espera pelo empregado e vai logo buscar a lista, apressando-se a dizer o que deseja, passando descaradamente à minha frente, começo a não achar graça e lá tenho que intervir.
Desculpas solicitadas e aceites, pedido feito, limito-me, forçada, a ouvir os ecos que me chegam das mesas vizinhas.
Está tudo perfeitamente insatisfeito porque tudo está a demorar um século, porque os produtos não coincidem com o apresentado ou porque o prato não está servido de forma a justificar o preço cobrado…
À parte o mau humor de quem fácil e habitualmente de tudo reclama, mesmo que por vezes legitimamente, tenho que concordar que os empregados estavam, de facto, a desempenhar as suas funções pessimamente.   
Ainda assim, este não é o tipo de situação que me tire do sério. Há muitas outras coisas em que sou muito menos condescendente. Mas não deixa de ser aborrecido estar numa de relax e sentir o ambiente tão pesado que só apetece sair dali rapidamente.
Nestas circunstâncias, às vezes quase que me apetecia mais sair de fininho sem pagar do que reclamar mas, incapaz de o fazer (até ao dia…!) acabo sempre por me deixar ficar e, sem mais ondas, optar antes por, tão cedo, não regressar.


Sofia Cardoso
12 de junho de 2016

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Engolida Angústia

Semear bem para melhor colher

Solo